Um convite ao silêncio - ENJOY THE SILENCE!

quarta-feira, 26 de maio de 2010


Vocês já pararam para pensar como a vida atual é barulhenta? Estamos quase o tempo todo cercados por muitos sons nem sempre agradáveis ou salutares. Raras são as oportunidades em que podemos ficar a sós. Vivendo neste ambiente, procurar a quietude para momentos de descanso e reflexão toma-se uma necessidade imprescindível para aqueles que buscam uma vida mais serena e harmoniosa.



Talvez seja esta a razão que levou um documentário, lançado na Alemanha em 2006, com quase 3 horas de duração e basicamente silencioso, sem música ou narrativa, contendo apenas alguns minutos de diálogos e cânticos, chamado O Grande Silêncio (Die grosse Stille) a lotar cinemas naquele país e em toda a Europa, tendo maior público do que o consagrado "Harry Potter". O filme retrata a vida dos monges cartuxos, a mais severa ordem contemplativa católica, da Grande Chartreuse, um mosteiro do século 17, na França. O cineasta alemão Philip Gröning, questionado sobre sua vivência no mosteiro, necessária para produzir o filme, afirma: "no princípio, estava muito triste e solitário. Quando não fala, a pessoa começa a refletir sobre o que faz e vem um vazio. Então a coisa mudou, pouco a pouco a percepção ficou bem mais clara e tive uma sensação tranqüilizadora. Tudo o que você vê ou ouve o faz feliz como ser humano. É uma coisa curiosa: quando você consegue não ficar pensando no próximo momento, nem fazer muitos planos - advém uma espécie de pura felicidade. Você fica simplesmente feliz".


--- "Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara." (...) Existem vários exemplos de bons silêncios; O silêncio de uma mãe a contemplar seu filho enquanto o amamenta. O silêncio que recompõe a noite urbana. O silêncio no meio de uma conversa entre dois amigos. O silêncio que se torna prece ao tentar ouvir - em silêncio - o barulho do que é Divino...


Se o que pretende dizer não é mais belo que o silêncio, para que falar ?!
 desabafo...

Dica de Filme... 

0 comentários:

Postar um comentário

Pages

Followers

 

Browse