A PALAVRA MÁGICA: REFLEXÃO ... - Psicologia "Teórica" a nós mesmos*

sábado, 29 de maio de 2010
                                   A Palavra Mágica: Reflexão


Nós amamos as pessoas como elas são ?! Desde que elas sejam como gostaríamos que elas fossem. Complicado? Na realidade, há de nossa parte uma projeção daquilo que gostamos e admiramos no outro quando o outro se encaixa no nosso “modelito”.
Consciente ou inconscientemente pensamos – “ esse é dos meus” ou “faz parte da minha turma”. Por que será que capturamos o mundo sempre enquadrado nos nossos modelos, nos nossos paradigmas e só conseguimos ver e ler o mundo, o outro sob certo prisma? Onde ficam os conceitos como liberdade, equidade, alteridade e valores? .
Quando o existencialista Jean Paul Sartre afirma: “O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós” e “Não há necessidade de grelhas, o inferno são os outros” nos remete a um universo de possibilidades comportamentais...
A necessidade de nos colocarmos no lugar do outro e procurar entender suas motivações e formas de ver o mundo torna-se uma necessidade para que possamos conviver harmoniosamente e sem preconceitos em todos os ambientes. Em última instância, isto exige um exercício permanente de auto-observação para descobrirmos e reconhecermos os preconceitos e dificuldades que temos na aceitação dos nossos semelhantes, que na realidade normalmente são muito diferentes de nós.

[ "E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam ouvir a música..." (Nietzsche) ]





(Rafael Annovazzi)
21.09.2009

1 comentários:

a l i n e disse...

Muito interessante ter um post sobre esse assunto Rafael, eu acho isso muito importante ao lidar com a psicologia. É muito dificil percebermos essas coisas e relacioná-las ao nosso cotidiano. Parabéns!
Aline, 1º período

Postar um comentário

Pages

Followers

 

Browse