NOTÍCIAS DO CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA - EVENTOS

quinta-feira, 27 de maio de 2010
 
 
Os Conselhos Federal e Regionais de Psicologia realizam, no mês de junho, dois seminários para debater temas importantes para a atuação dos psicólogos e dialogar com a categoria.

Seminário Nacional Psicologia e Diversidade Sexual: Desafios para uma sociedade de direitos

Seminário 
Nacional Psicologia e Diversidade  Sexual: Desafios para uma sociedade 
de direitosO Seminário Nacional Psicologia e Diversidade Sexual: Desafios para uma sociedade de direitos, que acontece entre os dias 17 e 19 de junho de 2010, em Brasília, foi pensado a partir da percepção de todos os 17 Conselhos Regionais de Psicologia e do Conselho Federal sobre a importância de socializar experiências, demandas recebidas e dialogar com a categoria acerca das relações entre Psicologia e diversidade sexual.

Segundo a conselheira do CFP, Clara Goldman Ribemboim, a Psicologia tem um papel importante na luta contra o preconceito ao homossexualismo: “A pluralidade interessa à Psicologia devido à possibilidade de atendimento e acolhimento dessas pessoas, sem a perspectiva da patologia, além do entendimento de direitos humanos”.

Para debater o tema foram convidados psicólogos, representantes de entidades de defesa da diversidade sexual, antropólogos, a coordenadora do Programa Brasil sem Homofobia da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da presidência da República, entre outros.
As inscrições podem ser feitas na página http://diversidade.pol.org.br

Seminário Nacional “A atuação dos psicólogos no Sistema Único de Assistência Social”

A atuação 
dos psicólogos no Sistema Único de Assistência SocialNa sequência, entre os dias 21 e 23 de junho de 2010, o CFP e os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social, realiza o Seminário Nacional “A atuação dos psicólogos no Sistema Único de Assistência Social”.

O objetivo é fortalecer o compromisso da Psicologia para a efetivação dos Serviços de Proteção Social do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), divulgando parâmetros e referências para a atuação dos psicólogos nessa política pública, possibilitando reflexão entre os agentes institucionais da Política Nacional de Assistência Social (gestores, profissionais e representantes dos usuários) acerca das contribuições dos saberes e práticas dos(as) psicólogos(as) no âmbito do SUAS.

A demanda para a realização do evento vem da necessidade, da maior parte dos psicólogos e psicólogas, de receber orientações mais claras com relação aos princípios e diretrizes para nortear sua prática no campo da Assistência Social. Muitos psicólogos participam da construção do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS e não são poucos os presentes no rol de técnicos e consultores que contribuíram e contribuem, no âmbito do MDS, para o desenvolvimento e a consolidação dos dispositivos estabelecidos na NOB/SUAS.

Todo o seminário será transmitido via internet pela página http://psisuas.pol.org.br. Na página, que estará disponível em breve, também é possível obter mais informações sobre o evento. Também serão aceitas inscrições presenciais para a atividade, realizada em Brasília e, nos estados brasileiros, os Conselhos Regionais de Psicologia organizarão salas de exibição. A lista de salas será divulgada na página do evento na internet, onde também serão encontradas informações sobre inscrições e programação.

As mesas de debates tratarão de temas como marcos éticos e normativos do SUAS, dilemas da atuação interdisciplinar na proteção social, a Psicologia necessária nos serviços de Proteção Social Básica, e a atuação do psicólogo na Proteção Social Especial. 

Na abertura do seminário estarão presentes a ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, e o presidente do CFP, Humberto Verona.

Logo após o encerramento da transmissão do seminário, haverá debates locais organizados pelos Centros de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) nos estados e pelos Conselhos Regionais de Psicologia.


Se você não conseguir visualizar este boletim, clique aqui.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Pages

Followers

 

Browse