Dica de Filme (Professora Claudia Ruiz) : O Enigma de Kaspar Hauser

sábado, 29 de maio de 2010
Hauser passou os primeiros anos de sua vida aprisionado numa cela, não tendo contacto verbal com nenhuma outra pessoa, facto esse que o impediu de adquirir uma língua. Porém, logo lhe foram ensinadas as primeiras palavras, e com o seu posterior contacto com a sociedade, ele pôde paulatinamente aprender a falar, da mesma maneira que uma criança o faz. Afinal, ele havia sido destituído somente de uma língua, que é um produto social da faculdade de linguagem, não da própria faculdade em si. A exclusão social de que foi vítima não o privou apenas da fala, mas de uma série de conceitos e raciocínios, o que fazia, por exemplo, que Hauser não conseguisse diferenciar sonhos de realidade durante o período em que passou aprisionado.

Hauser, supostamente com quinze anos de idade, foi deixado em uma praça pública de Nuremberg, em 26 de maio de 1828, com apenas uma carta endereçada a um capitão da cidade, explicando parte de sua história, um pequeno livro de orações, entre outros itens que indicavam que ele provavelmente pertencia a uma família da nobreza.

Entre as idiossincrasias originadas pelos seus anos de solidão, Hauser odiava comer carne e beber álcool, já que aparentemente havia sido alimentado basicamente por pão e água. Aprendeu a falar, a ler e a se comportar, e a sua fama correu a Europa, tendo ficado conhecido à época, como o "filho da Europa". Obteve um desenvolvimento do lado direito do cérebro notoriamente maior que o do esquerdo, o que teoricamente lhe proporcionou avanços consideráveis no campo da música.

Hauser foi assassinado com uma facada no peito, em Dezembro de 1833, nos jardins do palácio de Ansbach. As circunstâncias e motivações ou autoria do crime jamais foram esclarecidas, apesar da recompensa de 10.000 Gulden (c. 180.000,00 Euros) oferecida pelo rei Luís I da Baviera.

A sua história foi representada no filme de Werner Herzog, "Jeder für sich und Gott gegen alle" (em língua portuguesa, "Cada um por si e Deus contra todos"), de 1974, lançado em Portugal com o título "O Enigma de Kaspar Hauser".

Kaspar Hauser escreveu, em fevereiro de 1829, uma autobiografia que pode ser lida em português no site: http://www.kasparbio.blogspot.com/
---
Mistérios

* Alimentado-se apenas de pão e água,de onde surgiram as proteínas e vitáminas para o funcionamento normal do corpo humano?

* O motivo da dor de Kaspar em seus pés e pernas poderia ser causada por derformações anatômicas e musculares causada por ficar 15 anos sentado.

* Como Kaspar não sucumbiu à esquizofrênia por ficar em uma cela por quinze anos desde o nascimento?

* Como Kaspar sobriviveu sem o leite materno enquanto bebe? Isso sugere que foi abandonado quando tinha provavelmente 1 ou 2 anos.

Ligações externas

O Wikimedia Commons possui multimedia sobre Kaspar Hauser

* O ENIGMA DE KASPAR HAUSER (1812?-1833): UMA ABORDAGEM PSICOSSOCIAL (análise da trajetória de vida de Kaspar Hauser por Maria Clara Lopes Saboya,PhD em educação)
* http://www.kasparbio.blogspot.com/ (autobiografia de Kaspar Hauser)
* O Mistério de Kaspar Hauser (Em áudio)
* (em inglês) The Unsolved Mystery of Kaspar Hauser

0 comentários:

Postar um comentário

Pages

Followers

 

Browse